segunda-feira, 4 de abril de 2011

Enfim um ambiente dinâmico!

Depois de horas de algum tédio e algumas coisas interessantes dentro das aulas teóricas, finalmente chegamos ao ambiente tão esperado, UFA, a cozinha!

Mas claro, sem deixar de mencionar que no ultimo dia de aula teórica assistimos a mais um filme, que infelizmente o nome me fugiu da mente agora, mas bom, o filme não era bom, Vatel era melhor, vão por mim!

E assim, quarta da semana passada, entramos definitivamente onde tantos esperavam, e os olhos encheram de lágrimas, mas não por prazer, felicidade ou emoção, e sim por cortar cebolas, e quantas cebolas, nem me fale!

Mas bom, vamos ao que interessa, prometi que detalharia ao máximo do que eu poderia.

Como primeira aula prática é mais sensato que apredessemos as técnicas e como todos são sensatos lá, não poderia esperar algo diferente. E assim fomos apresentados a 4 técnicas de corte de legumes e folhas.

A primeira se chama Julienne, se trata de um corte feito no legume ou na folha, onde resulta em tiras de espessura de aproximadamente 3 mm, obvio que isso é tudo no chutómetro, e já digo que é beeeeeeeem difícil, ainda mais por pensar que em um dia agitado em um restaurante, isso tem que ser feito da forma mais rápida possível, caso contrário é tempo perdido.

Continuando, o segundo corte se chama Mirepoix, se fala Mirpoa, e ele resulta em cubos médios, ao meu ver são cubos grandes, mas eles insistiram que se tratava de cubos médios, então acredito que não vi nada ainda

Já o terceiro é uma variação do segundo e resulta em cubos pequenos com 3 mm de lado, e pra mim foi o mais difícil de todos. Seu nome é Brunoise e se fala Brunoase.

E por fim o quarto e o mais terapêutico, se trata apenas de Tornear os legumes, óbvio que isso não será feito em uma cebola, normalmente se faz em batatas, cenouras e coisas mais sólidas. Por tornear entenda esculpir, porque é praticamente o que é feito.

Ai vão algumas fotos para vocês visualizarem melhor!






E assim foi durante a quarta e quinta, cortando, cortando e cortando! Na quarta foi cebola e cenoura e na quinta foi batata, couve e se não me fala a memória abobrinha.

No início, esqueci de mencionar que logo após o filme foram apresentados alguns utensílios utilizados na cozinha, segue uma foto onde da para ver alguns.


Agora fico no aguardo e com a ansiedade comendo a barriga para saber o que irá acontecer nas próximas aulas, sem contar que a prática em casa anda constante, não me canso de cortar cebolas, batatas e por ae vai.

Assim que tiver uma foto de mim uniformizado colocarei aqui para todos verem!

É isso então meus leitores, em breve mais notícias para vocês desgustarem.

Sem esquecer das músicas, hoje foram 2.

Maroon 5 - Sunday Morning

Bob Seger - The Fire Inside

Grande abraço e nos vemos em breve!

Um comentário:

Unknown disse...

Teus legumes ficaram muito bonitos.. quem diria que cortar cenooura precisaria de tanta técnica..

ótima 'escolha' das músicas (principalmente a primeira hahah)
;*