quarta-feira, 20 de abril de 2011

Entre folhas, molhos e um cronograma!

Começo esse novo post com algo que prometi a vocês, o cronograma! Porém aqui abro um parênteses, não vou me apegar as datas, pois como já expliquei pra vocês, elas não se cumpriram, mas quanto a isso não há problema, o importante é cumprir o cronograma inteiro.

Dessa forma vamos ao que interessa: De início tivemos 6 a 7 aulas de Introdução a Gastronomia, Higiêne e Segurança na Alimentação e Introdução a Gastronomia. Em seguida tivemos 2 aulas de Cortes de Legumes, como já foi dito.

Sendo assim passamos a utilizar esses legumes, e tivemos 2 aulas de Saladas, que serão descritas mais adiantes. Feito isso, deveríamos ter 2 aulas de Cortes de Aves, porém como vocês viram pelo meu blog, essas aulas ocorreram anteriormente as aulas de saladas.

E então teríamos 2 aulas para Cortes de Peixes e mais 2 para Cortes de Carne Vermelha, e só ai teríamos 2 aulas para Laboratório de Molhos Frios, porém uma dessas aulas ocorreu hoje, o que me leva a crer que teremos aulas sobre molhos antes de continuarmos com os cortes. Seguindo o cronograma proposto, teremos então 3 aulas de Molhos Quentes. Feito isso terminamos o básico da gastronomia e ai iniciamos algumas coisas mais elaboradas.

Ai partimos para 4 aulas de Bar/Coquetéis Artísticos/Canapés e assim a Introdução a Confeitaria. E ai começa a parte mais interessante, teremos 1 mês e 1 semana de aula da Cozinha Francesa, teremos mais um mês de Cozinha Italiana, junto com ela teremos 3 dias de aula sobre Vinhos.

E então teoricamente vem setembro, um mês antes da oktober, o que nos leva até a Alemanha, e ai começa a Cozinha Alemã, que se estenderá por 2 semanas. Feito tudo isso, praticamente concluímos nosso cronograma, ao menos o básico e mais um pouco de toda a gastronomia. O que nos leva a ter praticamente um mês de Work Shop, que nada mais é que práticas em restaurantes. Aqui faço um ponto, segundo a coordenadora do curso, eles estão tentando fechar com a comissão organizadora da Oktoberfest para que essa etapa seja ministrada lá. Ou seja, minhas chances de trabalhar alguns dias na Oktober existem.

Bom ai teremos algumas aulas de Etiqueta à mesa e Tipos de Serviços. E então a etapa final, por ser tratar de um período Natalino, teremos 3 aulas de Cardápios Natalinos e para guarda nossa cultura brasileira teremos 3 aulas de Cozinha Brasileira.

E então é chegada a hora da Prova Final, pelo que entendi a prova final é feita de seguinte maneira: Um cardápio deve ser montado pelo aluno, os pratos feitos e servido a um júri, que dará as notas de cada aluno, sendo essas notas a final do curso.

UFA, terminei o cronograma, não esperava que ficaria tão extenso, mas bom, agora vocês sabem tudo a respeito do meu curso. Agora vamos as aulas da semana passada e a aula de hoje.

Bom como disse anteriormente as aulas da semana passada se trataram da Cozinha Fria - Saladas. Foram 5 saladas feitas no total de 2 dias. Vamos iniciar por quarta-feira, o dia das saladas ruins.

Neste dia fizemos 3 saladas, acompanhada de 2 molhos básicos e um bom, já o outro nem tanto. Vamos primeiro aos nomes das saladas. A primeira elaborada foi um salpicão de frango grelhado, sua preparação é simples, e agora vocês devem recordar dos nomes dos cortes, primeiro é cortado todos os legumes a serem utilizados no formato Julienne e em seguida é desfiado o frango já grelhado. Sendo assim é tudo misturado junto com um molho a base de maionese e azeite e servido.

É claro que não é tudo tão simples assim, existem alguns segredos, principalmente na hora de grelhar o frango e fazer o molho, mas como eu disse a tempos, não vou contar eles por aqui!

Abaixo segue uma foto do Salpicão para vocês terem uma visualização melhor.


Alguns vão falar que isso não é salpicão, porque onde tá a maionese, ou o molho, mas bom, isso sim que é um legítimo salpicão, esses que vocês comem em restaurante ou em casa mesmo, nada mais é que um monte de legumes em um monte de molho a base de maionese, onde você só sente o gosto do molho e um fundo de legumes e frango, lembrem o molho que deve ser o fundo e não o principal.

Bom, vamos a segunda salada e essa já não era das melhores, se tratava de uma salada denominada Salada Russa. Sua receita específica não vou dizer, e seu modo de preparo nada mais é que os ingredientes cortados ao estilo Mirepoix e misturados com algum molho preferencial, no caso utilizamos um molho de mostarda específico, cuja a receita não digo também. Abaixo segue uma foto da salada.


E por último veio a pior salada, pra mim incomível, sério, incomível. Se denominava Salada Primavera, seus ingredientes eu me recuso a dizer e não para deixa-los curiosos e sim para que ela se perca no tempo. Mas seu preparo novamente é simples, os ingredientes são cortados de uma forma não definida, pois os ingredientes não são bem uniformes e tudo é misturado com algum molho preferencial, novamente foi usado o de mostarda. Ai vai uma foto do monstro.


E assim minha quarta terminou com a degustação das saladas, e bom elas estão em ordem decrescente de gostosura, e confesso que de todas, a única que dava pra comer tranquilamente era o salpicão, porque o resto, era tenebroso. Sorte a minha que quinta-feira se mostrou o oposto, o que despertou em mim uma curiosidade que até então era inexistente. Vocês entenderão.

Quinta foram mais 2 saladas, vamos a primeira, seu nome é Salada Silvestre, e bom, nela vai algumas folhas, abacaxi e morango e o molho de maionese especial que eu fiz na quarta. É tudo montado de forma harmoniosa no prato e servido, assim sem rebuliço, claro, os morangos são cortados conforme preferível e o abacaxi em cubos. E bom, foi exatamente esses dois ingredientes que despertaram em mim uma curiosidade não existente antes, até então era meio receoso dessa mistura entre saladas e frutas, achava que não combinava, mas bom, nunca comi uma salada com tanto gosto quanto comi essa e a próxima que será dita. A seguir uma foto do prato montado por mim, degustem.


Nossa próxima salada se chama Salada Verde com Carpaccio. Carpaccio para quem não sabe o que é, são finas tiras de carne crua. Novamente as folhas são disposta de forma harmoniosa no prato, assim como o carpaccio, molho e o restante, para molho foi usado o de mostarda que foi dito anteriormente. Novamente uma foto do prato montado por mim e para mim. E essa, repito, comi com muito gosto novamente. Porém nada de frutas nessa.


Assim minha quinta terminou com muita salada no buxo e água na boca por mais, e bom, aqui uma explicação, não tinha postado nada antes pois a professora esqueceu de nos dar as receitas e eu acabei esquecendo o nome de todas as saladas, assim combinei comigo que só postaria com os nomes, os quais recebi hoje. E assim inicio a aula de hoje.

Hoje foi iniciado o laboratório de molhos, assim eu acredito, pois hoje aprendemos a fazer 5 molhos básicos e rápidos. O primeiro é denominado de Suprême, para evitar dizer sempre, todos são a base de manteiga, com algumas variações no preparo e nos ingredientes. Mas como eu disse, não digo nada sobre isso nesse blog, portanto vou ao seu sabor. Este molho era suave, quase sem gosto, com um leve salgado e nada mais, me pareceu combinar bastante com torradas, ou pratos leves.

O próximo molho era um molho de Alcaparras, sobre seu gosto, o interessante foi que a combinação dos ingredientes fez com que as alcaparras não ficassem tão marcantes e sim mais suaves, me pareceu combinar com peixes, especialmente um salmão.

O terceiro tinha como nome Beurre Fondu, chegava a ser um molho sem graça, porém um erro tornou ele o melhor molho da noite, combinando perfeitamente com uma Ballotina que foi assada só para degustarmos o molho, não conto o erro, caso contrário contaria um dos ingredientes. Sobre seu sabor, devido ao erro, se tornou um molho bem ácido, com toques leves de uva branca.

Como penúltimo molho, fizemos o molho Beurre Blanc, muito interessante, muito saboroso, ao me ver parece combinar com carnes vermelhas e ficou bom com torradas também. Não sei dizer especificamente seu sabor, mas era levemente ácido.

E por fim, fizemos um Vinagrette Clássico, e nada tem a ver com aqueles vinagretes que você come em churrasco, para esse digo os ingredientes, vai mostarda, vinagre de vinho branco e azeite. As proporções são segredo e o modo de preparo também. Porém seu gosto não me agradou.

Hoje foi sem fotos, acabei esquecendo, acho que por estar no clima de feriado, afinal amanhã embarco para foz, depois de tempo sem ir, desde as férias! Finalmente casa e lá colocarei em prática o Sushi que aprendi a fazer sexta, vamos ver como as coisas sairão com esse Sushi, espero que sejam boas, se sim coloco fotos para vocês verem.

Uma boa páscoa para todos, muita comida, muito chocolate, muita paz, sorrisos e se possível abraços, afeto para um mundo que é cada dia mais frio nunca é demais.

Hoje foi tudo escrito ao som de um cala que conheci essa semana, seu nome é Paolo Nutini e 3 músicas ficaram no repeat ao longo da escrita, são elas:

Paolo Nutini - Chamber Music
Paolo Nutini - Candy
Paolo Nutini - Tricks of The Trade

Escutem, garanto que boa parte vai gostar.

FUI!

Um comentário:

Morgana Neckel disse...

Fotos do sushi depois por favor! heheheh!!!